Ensino Fundamental I e II

Ensino Fundamental I e II

Crianças de 5 a 10 anos e 11 a 14 anos

Ensino-Fundamental-Colégio-Global-Objetivo

Ensino Fundamental I - de 6 a 10 anos

Nesta etapa do processo de escolarização, o trabalho visa conduzir o desenvolvimento de competências e habilidades referentes à leitura, à escrita e ao cálculo, por meio de atividades instigantes, criativas e dinâmicas, que irão inserir o aluno na organização acadêmica das diferentes áreas do conhecimento. A comunicação e a expressão do pensamento são, fundamentalmente, as competências mais importantes para a participação consciente e qualificada no mundo globalizado, e portanto, trabalhadas sistematicamente.

A investigação acadêmica, passeios pedagógicos e trabalhos de campo também fazem parte da rotina de nossos alunos por oferecerem a possibilidade de verificarem os conteúdos de sala de aula em situações de aplicação real e de confrontarem o conhecimento socialmente construído com novas possibilidades de intervenção. Começa-se a traçar o caminho em direção à capacidade de abstração, tão necessária ao desenvolvimento cognitivo.

Estimula a participação ativa dos alunos nas diversas áreas de conhecimento abrangendo Língua Portuguesa, Produção de Texto, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Arte e Educação Física.

Além do currículo comum, os alunos podem fazer atividades extras como teatro, xadrez, capoeira, ballet, natação e coral.

Jogos, gincanas e competições são atividades que complementam a atuação pedagógica e formativa dos alunos do 1º ao 5º ano. Neste âmbito, preocupamo-nos com o indivíduo do ponto de vista de sua participação na sociedade: como convive, como disputa, como vence ou como perde, como negocia, como se relaciona com diferentes pessoas em outras situações que não as envolvidas no processo acadêmico escolar.

Ensino Fundamental II – de 11 a 14 anos

O trabalho desenvolvido para esta faixa etária visa promover a curiosidade do aluno e propiciar o melhor aproveitamento a fim de subsidiá-lo culturalmente e socialmente por meio da vivência e da experimentação. Além da transmissão de conhecimentos historicamente acumulados, o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade e, sobretudo da consciência do espaço que o aluno deve ocupar dentro da sociedade são habilidades que norteiam nossa proposta pedagógica visando o exercício pleno da cidadania.

As diferentes áreas do conhecimento são trabalhadas de forma interdisciplinar a partir de textos atualizados e exercícios contextualizados, com os quais o professor viabiliza a aquisição de diferentes conhecimentos pela diversidade de recursos e de atividades criativas e atraentes.

Contamos com um corpo docente coeso e estável com formação qualificada e preparados para a utilização adequada tanto do material como dos diferentes recursos disponíveis, entre eles laboratório de química, física e biologia, sala multimídia e laboratório de robótica.

Durante todo o EF II, o aluno é orientado a criar seus planos de estudo visando o desenvolvimento da autonomia acadêmica e a organização frente aos desafios apresentados. Neste sentido, a avaliação constante dos resultados permite que o aluno assuma a responsabilidade dos resultados, ganhando liberdade para realinhar metas e participar ativamente do processo escolar.

Além do currículo comum, os alunos podem fazer atividades extras, como teatro, esportes, street dance e violão.

O acompanhamento dos alunos é realizado por meio de atendimentos individuais e em parceria constante com os professores e familiares, no sentido de buscar alternativas para os conflitos próprios da adolescência e contribuir para que nossos alunos desenvolvam responsabilidade e segurança por meio de uma relação harmoniosa com a escola, permeada por diálogos e respeito mútuo.

Cardápios para download